Escolha uma Página

Fazer a coisa certa é um desafio diário, assim como tomar as melhores decisões e usufruir desse benefício. Tudo isso está na mente, no dia a dia, tanto para o suinocultor como para os melhores profissionais das agroindústrias.

Para isso, é fundamental adotar as melhores práticas e, também, ferramentas que auxiliem nesse processo. Fazer o que deve ser feito, aliado à qualidade de vida e melhores resultados financeiros. 

Leia mais: Plano Safra 2021/2022: Confira como foi o lançamento do Plano Safra em junho 

Com esse pensamento, o suinocultor Valecir Rubert, morador da cidade de Toledo, No Paraná – a maior produtora de suínos do Brasil -, e no qual está integrado ao maior frigorífico do estado, resolveu adotar a tecnologia da robotização e ganhou prêmio destaque ocupando o 1º Lugar do Sistema Vertical de Terminação da Unidade da BRF de Toledo. 

Valecir está há mais de 20 anos integrado à empresa e, com a utilização do ROBOAGRO, além de diminuir o esforço físico do dia-a-dia, melhorou também a sua produção de suínos.

“Eu levava duas horas, uma hora e meia para colocar ração. Agora, ele (o robô) faz tudo sozinho. Eu tratando de forma manual dava muito erro, de 300 gramas a um quilo. Ali (com o robô) o erro é zero”, comenta Rubert.

 

Confira o depoimento do melhor suinocultor de Toledo-PR sobre como o ROBOAGRO auxiliou em sua conquista!

 

 

Os números de Valecir Rubert foram os melhores dentre mais de 500 produtores cadastrados à BRF de Toledo. “Eu sempre quis automatizar, mas nunca achei a máquina certa para utilizar. E quando apareceu esse robô eu gostei dele, fui visitar e achei que essa era a máquina certa para a nossa granja. Ele veio em uma hora certa e estou gostando muito”, afirma sobre a utilização do ROBOAGRO para a melhoria de sua produção.

Leia mais: Dúvidas sobre o ROBOAGRO? Saiba como melhorar os resultados zootécnicos e financeiros

O suinocultor ainda afirma que o ROBOAGRO não melhorou somente os seus lotes de suínos, mas, também, a sua saúde. “Eu tenho mais tempo para a família, para me dedicar aos animais. Enquanto ele está tratando eu posso fazer vários outros serviços”, destaca.

Um ponto que auxiliou na melhora da produção da Granja Rubert com o ROBOAGRO é que ele deu um salto de R$ 7,00 por animal, ou seja, uma valorização e melhora na produção.

Cada Cooperativa/agroindústria possui um enorme número de suinocultores que fornecem os animais para a empresa. Dessa forma, em cada lote entregue, eles são avaliados em diversos índices zootécnicos. Como critérios desta avaliação, a BRF analisa principalmente a conversão alimentar, a mortalidade, o ganho de peso dos animais, além, claro, de outros índices de performance.

Utilizando o ROBOAGRO em sua granja, Valecir Rubert se destacou no ano de 2020 com ótimos números acerca de sua produção e cuidados com os animais, sendo o vencedor do Prêmio Integrado Destaque no Sistema Vertical de Terminação. A entrega da honraria ocorreu no início do segundo semestre de 2021.

Como o ROBOAGRO auxiliou nessa conquista?

Foto: Granja Rubert/ROBOAGRO

O ROBOAGRO trouxe a aplicação da suinocultura de precisão para dentro das granjas. É um equipamento que realiza a distribuição de ração para suínos em suas baias com horários pré-determinados. Dessa forma, o processo é 100% automatizado e sem interferência humana.

Durante esse processo, o robô ainda reproduz música clássica, o que é comprovado que melhora o bem-estar dos suínos e, consequentemente, auxilia em uma melhor produção. Com isso, os resultados zootécnicos e, também, financeiros, são melhores.

Utilizando o ROBOAGRO, o suinocultor consegue identificar com maior precisão a situação sanitária da granja e, também, o andamento do lote através do aplicativo de gestão da ROBOAGRO. Sendo assim, a tomada de decisão quando necessária será mais completa e melhorará o manejo e gestão dos lotes na granja.

Outro ponto bastante importante da utilização deste equipamento é que ele reduz a mão-de-obra, sendo o robô um mecanismo de fácil utilização, uma vez que toda a sua atividade pode ser facilmente definida pelo suinocultor. 

 

Qual a importância do ROBOAGRO para a Agroindústria?

Um dos maiores benefícios do ROBOAGRO para a agroindústria, é o acompanhamento em tempo real da evolução, qualidade e eficiência dos lotes. E, para chegar a tudo isso, é possível ter um acesso personalizado por gestor de cada indústria no aplicativo que monitora os seus integrados/cooperados. É a suinocultura 4.0 no dia a dia da gestão da agroindústria.

Dessa forma, a agroindústria consegue ter acesso a tudo que está acontecendo em tempo real , independente onde estiver o técnico/extensionista/supervisor. Sendo assim, o resultado é mais assertivo, devido ao controle rígido sobre a distribuição de ração entregue aos suínos, consequentemente, melhorando a conversão alimentar e o GPD, além de reduzir a taxa de mortalidade.

Leia mais: Modelo de granja ideal: Por que investir no comedouro linear/controlado?

Tudo isso com acesso personalizado no “Portal da ROBOAGRO”.

Mais sobre o ROBOAGRO

O Robô Alimentador de Suínos é uma tecnologia patenteada pela ROBOAGRO, e já conta com mais de seiscentas unidades em operação. É a suinocultura de precisão em ação nas melhores granjas e agroindústrias de toda a América Latina.

Faça parte da Revolução da Suinocultura de Precisão. Solicite um orçamento.