Home > Notícias da Roboagro - Blog > Novidades Roboagro > O que é Conversão Alimentar de Suínos: saiba como ter bons resultados com o ROBOAGRO

O que é Conversão Alimentar de Suínos: saiba como ter bons resultados com o ROBOAGRO

modelo-de-granja-1

Já se perguntou o que é Conversão Alimentar de Suínos?


A conversão alimentar de suínos é um dos fatores que mais impacta na sustentabilidade do seu negócio.

É ela, inclusive, que molda os indicadores de desempenho e eficiência do rebanho, já que estes índices têm como base o nível nutricional das dietas, o processamento da ração, a qualidade dos insumos, além do bem-estar dos animais.

Em busca de resultados cada vez mais eficientes, suinocultores de todo o Brasil, em sua maioria localizados na Região Sul, estão robotizando o trato, oferecendo uma alimentação balanceada, de qualidade, no horário ideal e na quantidade correta, produzindo carne suína do mais alto nível.

Leia mais: Redução de custos na suinocultura: o que pode ser evitado?

A tecnologia dos robôs não somente ajuda o produtor a obter resultados potencializados, como auxilia no gerenciamento do negócio com base no controle em tempo real da produtividade e ainda realiza uma gestão preventiva e de forma contínua de todo o funcionamento da granja.

Produzir com menor custo e ainda proporcionar melhores índices de conversão alimentar de suínos só é possível quando se tem ao lado ferramentas focadas em garantir elevado nível de produtividade.

A partir de agora, você vai conferir como o ROBOAGRO, Primeiro Alimentador Automático para Suínos, pode te ajudar a equilibrar o aumento do ganho de peso diário e a redução da conversão alimentar suínos.
 

Conversão Alimentar de Suínos: tenha bons resultados com o ROBOAGRO


No campo, toda tecnologia que vem para ajudar o produtor é bem-vinda, ainda mais se oferecer benefícios a longo prazo, não é mesmo?

O ROBOAGRO impacta na qualidade de vida do suinocultor e no bem-estar animal: uma plataforma automatizada que recebe informações vindas de planilhas e otimiza o trato dos animais, oferecendo maior precisão durante todas as etapas da produção e melhorado o processo de conversão alimentar de suínos.

Não é apenas dosar a ração, o robô segue as recomendações nutricionais inseridas no sistema e garante animais com peso mais uniforme através da oferta de comida na hora certa e em doses ideais.

Com a distribuição correta de alimento para cada animal, melhora o desempenho corporal individual, proporciona bem-estar animal por minimizar as chances de ter um animal dominante e a hora de comer deixa de ser estressante.

Forte aliado das tarefas pesadas e na melhora da conversão alimentar de suínos, o ROBOAGRO leva a Inteligência Artificial (IA) para dentro da granja. Enquanto o robô alimenta os suínos, o produtor tem tempo para observar a uniformidade do lote e outros detalhes da granja. Uma convivência harmônica que traz qualidade de vida para o produtor e bem-estar animal para os suínos.
 

O que é Conversão Alimentar Suínos: conheça as vantagens do uso da tecnologia


Afinal, o que é Conversão Alimentar e quais são as suas vantagens?
As tecnologias ajudam o produtor a cuidar melhor dos suínos, o que resulta em melhor aproveitamento dos alimentos pelos animais, aumentando o ganho de peso diário e gerando mais renda ao produtor, melhorando como um todo a conversão alimentar de suínos.

Com o ROBOAGRO é possível transportar cerca de 3 toneladas de ração para as baias, até quatro vezes por dia, através de um trilho com sensores.

O que antes o produtor fazia usando a força braçal, carregando o alimento diretamente do silo e transportando para dentro da granja, agora é feito de forma automatizada.

O suinocultor precisa apenas preencher as informações enviadas pelo nutricionista da Agroindústria para cada semana de engorda no painel instalado no robô.

Leia também: A gestão da produção de suínos por meio do celular

Depois, o equipamento lê os dados e alimenta baia por baia de acordo com a recomendação, mudando a quantidade de acordo com número de animais.

Dessa forma, o produtor e a cooperativa têm as informações em tempo real com a vantagem de controlar o estoque, o consumo e a rastreabilidade da ração. Tudo isso integrado e conectado.

Em resumo, granjas com altíssimo padrão tecnológico têm facilidade no gerenciamento da conversão alimentar de suinos, otimizando a produtividade e aumentando a receita com menos esforço.
 

Conversão Alimentar de Suínos: confira os principais benefícios do ROBOAGRO:


➡ Melhor Conversão Alimentar de Suínos e GPD do mercado;
➡ Redução de desperdícios de ração;
➡ Menos mão de obra e maior qualidade vida;
➡ Precisão nos horários dos tratos;
➡ Programe o peso de ração por suíno com evolução diária;
➡ Controle do estoque, consumo e rastreabilidade da ração;
➡ Reduz o estresse do animal, reproduzindo música clássica durante o trato;
➡ Único alimentador integrado a Plataforma Agriness S4 - informação em tempo real.
 

Conversão Alimentar Suínos: como diferenciar a sua propriedade rural de todas as outras?


A Roboagro já é referência na otimização do tempo e desempenho em fazendas de suínos. De fato, a robotização tem facilitado a vida dos produtores. Porém, mais do que isso, é com o uso de uma tecnologia de ponta que se alcança resultados surpreendentes no produto final.

Entre todos os benefícios, ter um robô na rotina da granja torna a criação de suínos parte de uma economia circular cada vez mais potente, permitindo que os produtores aumentem sua produtividade e, consequentemente, a lucratividade.

Ainda não tem o ROBOAGRO na sua propriedade? Contate a gente agora mesmo!

Publicado em 31/03/2023

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades e notícias sobre a Suinocultura de Precisão

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade