Home > Notícias da Roboagro - Blog > Novidades Roboagro > Confira como o ROBOAGRO melhora cada fase na produção de suínos

Confira como o ROBOAGRO melhora cada fase na produção de suínos

roboagrosuinos

Nas últimas três décadas, grandes mudanças foram feitas nos sistemas de produção de suínos. Com a utilização de tecnologias cada vez mais exatas, os produtores viram os custos serem reduzidos de forma significativa, principalmente, na alimentação do rebanho.

No entanto, os suinocultores ainda precisam enfrentar o desafio de melhorar a nutrição dos animais em cada fase produtiva para garantir a sustentabilidade ao negócio.

Com aumento no preço da ração, que representa aproximadamente 70% a 80% das despesas, quem trabalha com a suinocultura precisa reavaliar, de forma contínua, os programas alimentares adotados desde o desmame até a terminação.

É reduzindo o desperdício de insumos que a fazenda se torna mais rentável.

Leia mais: A importância da alimentação correta na Suinocultura 4.0
 

Mas de que forma melhorar cada fase da produção de suínos?


Realizar o manejo da produção com tecnologias direcionadas para cada fase do processo, permite monitorar, em tempo real, o desempenho da granja, além de possibilitar o gerenciamento inteligente das baias. É dessa forma que se torna possível ter maior eficiência econômica, redução significativa da mão de obra e identificação precoce de estressores ambientais e de saúde do animal.

Uma abordagem já fortalecida nesse setor é a suinocultura de precisão: um grande avanço na nutrição de suínos e um dos caminhos mais promissores para garantir cortes de carne de alta qualidade e seguros, com índice elevado em bem-estar animal e mínimo impacto no meio ambiente.

A alimentação de forma precisa refere-se ao uso de técnicas que fornecem aos animais dietas adaptadas de acordo com os objetivos de produção. Ou seja, taxas de produção máximas ou controladas, incluindo questões de sustentabilidade.

Juntamente com esses fatores, é preciso dar atenção especial a variáveis ​​como temperatura, umidade, níveis de dióxido de carbono e concentração de amônia. Confira abaixo 4 pontos de maior atenção na suinocultura:

‣ Adaptação às mudanças de necessidade nutricional em cada fase;
‣ Variação no sustento dos animais;
‣ Observação do comportamento de forma contínua;
‣ Avaliação das mudanças físicas da granja e do meio ambiente.

Agora, imagine todo esse controle sem um equipamento capaz de comandar a interação alimentar dos seus animais? Se torna pesado, cansativo e pouco lucrativo, não é mesmo?
 

Saiba como o ROBOAGRO tem auxiliado a melhorar a produção de suínos


Os porcos são criados e alimentados em grupos. No entanto, as necessidades de nutrientes variam amplamente entre eles. 

É por isso que as inevitáveis ​​perdas de nutrientes associadas à digestão e ao metabolismo, podem fazer com que os porcos em crescimento recebam mais substâncias nutritivas do que precisam. Aquelas fornecidas em excesso são excretadas e contribuem para a ineficiência geral dos nutrientes.

Primeiro Alimentador Automático para Suínos, o ROBOAGRO atua com a distribuição de ração de forma precisa, com quantidade e horários pré-determinados, através de um processo 100% automatizado.

A formulação ideal da dieta e a indicação das necessidades nutricionais dos animais são feitas desde a creche, onde os suínos são separados da matriz e já devem receber uma alimentação regrada.

Depois, nas fases de crescimento e terminação, o ROBOAGRO distribui a ração de forma adequada para que os suínos saiam dali com o peso ideal para o abate. Ou seja, o robô auxilia na entrega da dieta correta e com as necessidades nutricionais apropriadas, conforme a formulação indicada pela Agroindústria.
 

O que o ROBOAGRO garante:


‣ A melhor conversão alimentar e ganho de peso do mercado;
‣ Bem-estar animal através da distribuição linear de ração, evitando a competição entre os suínos e a ação dos predominantes;
‣ Redução do índice de mortalidade e outros fatores sanitários;
‣ Uniformidade de carcaças através da distribuição uniforme de ração ao longo do comedouro;
‣ Entrega pontual da ração na hora programada, evitando o estresse animal;
‣ Controle e rastreabilidade da ração distribuída em cada trato, facilitando a análise individual de cada distribuição.

Revolucione a sua granja e garanta os melhores resultados. Tenha agora mesmo o seu ROBOAGRO.

Solicite seu orçamento e obtenha os benefícios da suinocultura de precisão!

Publicado em 25/10/2022

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades e notícias sobre a Suinocultura de Precisão

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade