Home > Notícias da Roboagro - Blog > Novidades Roboagro > A importância da alimentação correta na Suinocultura 4.0

A importância da alimentação correta na Suinocultura 4.0

alimentacaocorretasuinocultura

A suinocultura brasileira é cercada por tecnologias que fomentam o setor e impulsionam a produção diariamente. Inclusive, esse ramo vive sua maior expansão nos últimos anos, sendo um dos campos de maior relevância e lucratividade na pecuária. 

Para se ter uma ideia, nenhuma outra proteína animal cresceu tanto quanto a de suínos. De acordo com a pesquisa de abates do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no primeiro semestre de 2022, a produção de carne suína aumentou mais de 30% nos acumulados de 2016 a 2021. 

Todo esse cenário reforça o quanto o suinocultor precisa investir em mecanismos que o ajudem a evoluir cada vez mais na sua granja, além de garantir bem-estar aos animais. Já que não basta apenas produzir, é preciso adotar práticas que tornem o negócio sustentável nas esferas econômica, ambiental e social.
 

A nutrição na Suinocultura 4.0


É a partir da alimentação correta do rebanho que se consegue maior ganho no negócio. Assim como nos outros segmentos da produção animal do Brasil, a nutrição é um dos fatores fundamentais e que representa cerca de 70% dos custos totais do produtor. 

Dentro da Suinocultura 4.0, a prática mais adotada é o monitoramento da quantidade de ração nos comedouros. Isso não somente garante mais qualidade de vida ao animal, como auxilia na captação dos dados de consumo diário e de conversão alimentar do rebanho.

Se os resultados da robotização da granja são extremamente positivos, o bem-estar dos suínos também tem grande destaque. Ao reduzir o estresse dos animais, você garante uma produção equilibrada, capaz de alcançar indicadores técnicos sem sofrimento.

Fora isso, a chamada suinocultura de precisão torna a produção mais lucrativa, rentável e sustentável já que evita o desperdício, otimiza os custos operacionais e ainda trata os resíduos.

Ao robotizar a alimentação dos suínos, o criador consegue ajustar a produção conforme a demanda do mercado e, claro, de acordo com os custos dos insumos.
 

Suinocultura robotizada em cada fase


Entre os diversos fatores que mais influenciam na qualidade do rebanho e, consequentemente, na rentabilidade da granja, está a alimentação dos suínos. Isso quer dizer que não se pode esquecer das exigências nutricionais de cada fase produtiva.

É aí que entra a robotização. No manejo da ração dos suínos, monitorar a dieta é parte primordial do planejamento da produção. Ou seja, quando o sistema é automatizado evita-se erros que podem impactar no negócio.
 

Robô alimentador de suínos


Se o que você busca é a gestão da produção em tempo real, com zero desperdícios e mais lucratividade para o negócio, então, você busca o ROBOAGRO, o primeiro robô alimentador de suínos controlado por aplicativo e o único com definição de horários e quantidades precisas de ração para cada baia.

Ao robotizar o trato dos animais, o suinocultor se transforma no gerenciador da granja. Desta forma, ganha mais tempo livre para curtir a família e potencializa os indicadores do seu negócio. 

O alimentador de suínos libera a quantidade exata de comida para cada baia, garante melhor Conversão Alimentar e GPD do mercado e gera maior qualidade de vida e menos mão de obra. Além disso, lida com a precisão nos horários dos tratos, controla o estoque, o consumo e a rastreabilidade da ração e reduz o estresse dos animais.

Com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a Roboagro tem a melhor tecnologia quando o assunto é Suinocultura de Precisão. Nossa empresa é referência internacional no setor, afinal, está localizada em uma região que é responsável por mais de 60% da suinocultura brasileira.

Entre em Contato ou Solicite um Orçamento.

Publicado em 11/10/2022

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades e notícias sobre a Suinocultura de Precisão

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade