fbpx
Escolha uma Página

Suinocultura de Precisão

O termo Suinocultura de Precisão tem sua origem ainda no século passado, mais precisamente por volta da década de 1990, e refere-se às técnicas e ferramentas utilizadas neste setor da economia desde aquele período.

Posteriormente, já por volta da década de 2010, as atividades voltadas para a robotização das granjas de suínos passaram a ser implementadas. E, com isso, um novo termo ganhou mais espaço, a Suinocultura 4.0.

Sendo assim, aspectos voltados à robotização, gestão automatizada e inteligência artificial também passaram a fazer parte do dia a dia das granjas de suínos.

A Suinocultura de Precisão é uma realidade, tanto que, atualmente, o Brasil é o quarto país que mais produz e exporta carne suína.

Com sede em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, a ROBOAGRO tem a melhor tecnologia quando o assunto é Suinocultura de Precisão. Dessa forma, a empresa também é referência internacional nesse setor, afinal, está localizada em uma região que é responsável por 66% da suinocultura brasileira.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Tipo de Sistema

Fases

Modelo Ideal de Construção para Suinocultura de Precisão

Você quer expandir o seu negócio com a Suinocultura de Precisão? Têm dúvidas sobre o tamanho da construção de uma granja para suínos? Animais por baia? Normas técnicas?

A ROBOAGRO produziu um conteúdo GRATUITO para lhe auxiliar na revolução da suinocultura de precisão.

Tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Faça o download GRATUITO do E-Book.

A Suinocultura 4.0 e a Robotização do setor

É fato que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço na economia mundial, e com a suinocultura não seria diferente. Diversas técnicas e novas possibilidades de controlar a produção, alimentação e desenvolvimento dos suínos têm ganhado cada vez mais espaço.

A Suinocultura 4.0 se faz valer de técnicas como a Internet das Coisas e o Big Data para se desenvolver. Os robôs alimentadores de suínos são bons exemplos disso. Todavia, a grande questão acerca desse tópico é o conhecimento e a busca por novas informações a fim de desenvolver ainda mais esse campo da economia.

Por meio dessas novas tecnologias de robotização, gestão e até mesmo de inteligência artificial, atreladas às coletas de informações em tempo real, a Suinocultura 4.0 só tende a fazer o setor crescer.

Ainda assim, essa modernização é importante na medida em que os desperdícios são evitados, uma vez que a coleta de dados e a ação em cada baia/pocilga/granja é melhor e, consequentemente, a nutrição dos suínos é ajustada em tempo real.  

Sem a chamada Suinocultura 4.0, não seria possível levar adiante os avanços tecnológicos neste setor.

 

Modelo Ideal de Construção para Suinocultura de Precisão

Você quer expandir o seu negócio com a Suinocultura de Precisão? Têm dúvidas sobre o tamanho da construção de uma granja para suínos? Animais por baia? Normas técnicas?

A ROBOAGRO produziu um conteúdo GRATUITO para lhe auxiliar na revolução da suinocultura de precisão.

Tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Faça o download GRATUITO do E-Book.

O que os especialistas estão falando sobre o ROBOAGRO?

Dr. Caio Abércio da Silva possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina, doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona e Pós-doutorado pelo Institute National de la Recherche Agronomique – INRA, Toulouse, França.

Dr. Cleandro Pazinato Dias, Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). MBA em Gestão do Agribusiness pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Doutor em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

CEO e Fundador da Agriness, empresa que tem como propósito impulsionar as pessoas e os resultados de todos que trabalham com suinocultura por meio da tecnologia, da informação e da gestão.

Projeto Pocilga para Suínos –

Projeto de Granja para Suínos

O ROBOAGRO foi preparado para diferentes tipos de construções, pocilgas, granjas de suínos. Mas queremos lhe proporcionar o máximo de benefícios que são fornecidos pelo ROBOAGRO e pela Suinocultura de Precisão e a Suinocultura 4.0. Nesse sentido, é importante que a sua granja esteja preparada para tudo isso.

Você já ouviu falar da IN113? Pois então, nela constam orientações de como devemos nos preparar para que as novas granjas já estejam seguindo as normas para o bem estar animal, bem como, as novas demandas e exigências no consumidor final.

No seu projeto de pocilga para suínos é muito importante você estar atendo no que diz a Instrução Normativa Nº 133 (IN 113), publicada em 16 de dezembro de 2020 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Secretaria de Defesa Agropecuária. O ROBOAGRO, por exemplo, atende perfeitamente, todas as exigências e orientações dessa normativa.

O texto do Governo Federal alerta o suinocultor para diversos pontos acerca das granjas para suínos. Dentre eles, os de maiores destaques desse conteúdo são sobre as definições de bem estar animal, bem como do alojamento, instalações e equipamentos para utilização na pocilga.

Ainda assim, consta na normativa, orientações sobre o manejo na relação entre o produtor e o animal, bem como, determinações e procedimentos nas ações que podem causar alguma dor aos suínos. Também consta no documento, orientações sobre manejo nutricional e enriquecimento ambiental, tudo para proporcionar uma melhor saúde do rebanho pois sabemos que animal bem cuidado trará bons resultados para todos.  

Pontos como o plano de contingência, treinamentos dos profissionais que trabalharão diretamente na granja / pocilga para suínos também são lembrados no documento.

Caso você tenha dúvidas sobre como instalar e se regularizar conforme o documento, a ROBOAGRO produziu um E-Book para auxiliar os agroindústrias e produtores de suínos na hora de montar o seu projeto de pocilga ou projeto de granja para suínos.

Baixe o E-book agora e veja qual o Modelo Ideal de Construção para Suinocultura de Precisão.

 

Faça agora o download do E-Book: Modelo Ideal de Construção para a Suinocultura de Precisão. 

O ROBOAGRO está presente em cada fase da criação dos suínos, saiba mais:

Relação entre Comedouros Lineares e a Suinocultura 4.0

Seguindo a Suinocultura de Precisão, o ROBOAGRO é conhecido como um robô alimentador para suínos. Ou melhor, para simplificar, ele age como se fosse uma impressora de ração. Desse modo, o que for definido para ser entregue em cada baia, ele faz, trazendo os melhores resultados para a sua granja/integração.

Diferente dos comedouros à vontade, ou dito, comedouros automáticos, com o ROBOAGRO é possível configurar a quantidade exata de ração para os suínos, melhorando o bem-estar do animal e, também, eliminando desperdícios.

Com o comedouro à vontade, o suíno não consegue expressar e se comportar conforme o objetivo da empresa para cada momento econômico. Em contrapartida, no trato controlado, através de comedouros lineares, é possível controlar, aumentando ou diminuindo, conforme o interesse do produtor ou agroindústria, uma vez que o robô entrega a quantidade exata para todos os animais, evitando a ação do predominante dentro da baia.

O fato de o robô percorrer toda a extensão da granja e distribuir a ração em diferentes horários, possibilita entregar a ração na hora certa, o que fará com que o animal tenha o melhor aproveitamento da ração que está sendo entregue, proporcionando uma melhor conversão alimentar e um melhor GPD, otimizando o resultado da granja e da integração.

Uma vez instalado em sua granja, o ROBOAGRO proporcionará uma melhor qualidade durante todas as fases de crescimento do animal.

Um robô como esse, é o que a Suinocultura 4.0 quer, dessa forma, proporcionando uma melhora na qualidade de vida dos animais e, também, o uso da tecnologia para evitar desperdícios dentro de uma granja de suínos.

Artigos sobre Suinocultura

Com o intuito de difundir e divulgar o tema Suinocultura de Precisão, a ROBOAGRO elaborou uma área com download de PDF’s, artigos e Ebooks acerca do tema.

Conheça mais.

Estratégia para atingir a melhor conversão alimentar

Artigo sobre o tema de curva de crescimento e consumo alimentar em suínos em crescimento e terminação

Clique aqui

Fatores que afetam a produção dos suinos

Artigo sobre o que afeta o consumo diário de reação e a taxa de conversão alimentar em unidades de crescimento e terminação.

Cique aqui

Gestação coletivo de matrizes suínas

Ebook produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com a ideia de promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária e a segurança e competitividade de seus produtos.

Clique aqui

Instrução Normativa 113

Documento do Governo Federal que tem como intuito estabelecer as boas práticas de manejo e bem-estar animal nas granjas de suínos de criação comercial.

Clique aqui

Palestra com Prof. Dr. Caio Abércio da Silva

Palestra sobre apordagem multifatorial para promover a eficiência da conversão alimentar na suinocultura.

Cique aqui

Modelo de Construção Padrão ROBOAGRO

Arquivo produzido pela ROBOAGRO com a ideia de apresentar o modelo de construção para a instalação do ROBOAGRO. 

Clique aqui

ROBOAGRO e Suinocultura de Precisão na Mídia

AG Evolution Set 2020 – Canal Rural

ROBOAGRO no Balanço Geral

ROBOAGRO na CNN

ROBOAGRO Fecoagro 2020

Portal G1 – Roboagro 

ROBOAGRO Canal Rural Noticia Rural Dia do Suinocultor

Faça parte da revolução da Suinocultura

CIDADES ATENDIDAS

Rio Grande do Sul – RS

Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas, Santa Maria, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Rio Grande, Alvorada, Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Santa Cruz do Sul, Cachoeirinha, Uruguaiana, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Guaíba, Lajeado, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Ijuí, Farroupilha, Santana do Livramento, Carazinho, Garibaldi, Carlos Barbosa, Cruz Alta, Parobé, Sarandi, Vacaria, Santa Rosa, Venâncio Aires, São Borja, Santiago, Gramado, Erechim.

Santa Catarina – SC

Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Itajaí, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque, Tubarão, Porto Belo, Bombinhas, Caçador, Concordia, Passo de Torres, Navegantes, Balneário Gaivota, Araranguá, São Miguel do Oeste.

Paraná – PR

Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária, Toledo, Apucarana, Pinhais, Campo Largo, Arapongas, Almirante Tamandaré, Piraquara, Umuarama, Cambé, Francisco Beltrão, Pato Branco, Medianeira.

São Paulo – SP

São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André, Ribeirão Preto, Osasco, Sorocaba, Mauá, São José do Rio, Preto, Mogi das Cruzes, Santos, Diadema, Jundiaí, Piracicaba, Carapicuíba, Bauru, Itaquaquecetuba, São Vicente, Santos, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Presidente Prudente, Araçatuba, Lençois Paulista, Botucatu, Guaratingueta, Guarujá, Ubatuba, Praia Grande, Adamantina, Marília.

Rio de Janeiro – RJ

Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Magé, Itaboraí, Cabo Frio, Angra dos Reis, Nova Friburgo, Barra Mansa, Teresópolis, Mesquita, Nilópolis, Rio das Ostras.

Espírito Santo – ES

Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina, Aracruz.

Minas Gerais – MG

Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem ,Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Divinópolis, Santa Luzia, Ibirité, Poços de Caldas, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Barbacena, Sabará, Viçosa, São Lourenço, Patrocínio, Alfenas, Itajuba, Unai, Oliveira.

Bahia – BA

Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro, Itabuna, Lauro de Freitas, Ilhéus, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Alagoinhas, Porto Seguro, Simões Filho, Paulo Afonso, Eunápolis, Santo Antônio de Jesus, Luis Eduardo Magalhães.

Sergipe – SE

Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto.

Alagoas – AL

Maceió, Arapiraca.

Pernambuco – PE

Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Igarassu, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe.

Paraíba – PB

João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Patos, Bayeux, Cabedelo.

Rio Grande do Norte – RN

Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba.

Ceará – CE

Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Sobral, Crato, Itapipoca, Maranguape, Iguatu.

Piauí – PI

Teresina, Parnaíba.

Maranhão – MA

São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon, Caxias, Codó, Paço do Lumiar, Açailândia, Bacabal, Balsas.

Tocantins – TO

Palmas, Araguaína.

Pará – PA

Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Abaetetuba, Cametá, Marituba, Bragança, São Félix do Xingu, Barcarena, Altamira, Tucuruí, Paragominas, Tailândia, Breves, Itaituba.

Amapá – AP

Macapá, Santana.

Roraima – RR

Boa Vista.

Amazonas – AM

Manaus, Parintins, Itacoatiara.

Rondônia – RO

Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Vilhena.

Acre – AC

Rio Branco.

Mato Grosso – MT

Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Sorriso, Nova Mutum.

Goiás – GO

Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Trindade, Formosa, Novo Gama, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Jataí.

Mato Grosso do Sul – MS

Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá.

Distrito Federal – DF

Brasília, Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Plano Piloto, Planaltina, Águas Claras, Recanto das Emas, Gama, Guará, Santa Maria, Sobradinho II.