
Mais uma vez, o ROBOAGRO ganhou destaque na mídia nacional, desta vez como exemplo concreto da evolução da Suinocultura de Precisão.
O reconhecimento é reflexo dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação que colocam o ROBOAGRO na vanguarda da Suinocultura 4.0, como uma solução pensada para entregar resultados reais em eficiência para a agroindústria nacional.
Este artigo busca reunir dois destaques recentes do robô alimentador de suínos em programas de TV de grande audiência nacional. O Jornal Nacional e o Globo Rural mostraram as vantagens do ROBOAGRO em matéria de conversão alimentar, ciência de dados, bem-estar animal e sustentabilidade.
Continue lendo para não perder nenhum detalhe!
O que o Jornal Nacional mostrou?
A matéria do JN mostrou a 26ª edição do Itaipu Rural Show, realizada em Pinhalzinho (SC), um dos maiores eventos de inovação agropecuária para pequenos e médios produtores rurais e produção familiar. Com 60 mil visitantes, a feira foi palco para soluções que unem produtividade e sustentabilidade.
O ROBOAGRO foi prestigiado no evento, cujo foco principal é mostrar, a nível nacional, as novas tecnologias para a Suinocultura. Durante a feira, o alimentador automático chamou atenção pelo trato individualizado e por um detalhe particular: a distribuição de ração acontece ao som de música clássica.
“O uso da música clássica ajuda a reduzir o estresse do animal para que ele se desenvolva gradativamente, promovendo bem-estar”, explicou Bruno Marques, gerente comercial da ROBOAGRO.
Você pode conferir a matéria completa. Clique e assista ao conteúdo no Globoplay.
Quais foram os destaques do Globo Rural?
No Globo Rural, tivemos, mais uma vez, destaque nacional. O programa trouxe a temática “Robôs agrícolas trazem a eficiência para o campo”, mostrando produtores que tiveram suas vidas transformadas pela robotização.
A reportagem mostrou histórias dos produtores que escolheram o ROBOAGRO como aliado no dia a dia da granja e colheram resultados concretos em produtividade, economia e bem-estar animal. A adesão crescente ao robô é reflexo de um setor que busca evoluir sem perder suas raízes.
No centro da reportagem, o sistema do ROBOAGRO demonstrou sua capacidade de controlar a distribuição de ração com base na fase de engorda de cada animal.
Outro diferencial destacado foi o umedecimento da ração, técnica que melhora a digestibilidade dos animais, o que eleva a conversão alimentar.
“Treinamos o sistema para entregar o ‘porco ideal’, por meio do controle de cada etapa da alimentação”, pontua Maicon Tomazi, Gestor de Tecnologia da ROBOAGRO.
Você pode conferir a matéria completa. Clique e assista ao conteúdo no Globoplay.
Sustentabilidade também foi destaque na reportagem do Globo Rural
O Globo Rural também mostrou que o ROBOAGRO contribui para uma suinocultura mais sustentável ao reduzir desperdícios, promover uma ambiência adequada para os animais e oferecer controle total da nutrição em tempo real.
Nesse sentido, a robotização é indispensável em um cenário cada vez mais exigente, em que a rastreabilidade, o bem-estar animal e a eficiência produtiva são pré-requisitos para a permanência e o crescimento no mercado — tanto nacional, quanto
internacional.
A nova geração da suinocultura já está em curso, e os produtores que acreditam no potencial da inovação estão liderando esse movimento. Esse tópico também foi abordado na reportagem e você pode saber mais detalhes abaixo.
De geração para geração: como a inovação está atraindo mais jovens para a Suinocultura Familiar?
Além dos ganhos técnicos, a reportagem do Globo Rural abordou um impacto social relevante: a atração de jovens para a suinocultura e trabalho no campo.
Tradicionalmente associada a tarefas manuais e desgastantes, a atividade agora se moderniza com o abastecimento automático de ração e até mesmo de medicamentos, além do monitoramento remoto e a redução de esforço físico.
Para negócios familiares, essa evolução significa não apenas maior eficiência, mas também a possibilidade de perpetuar legados, integrando o conhecimento das gerações anteriores à inovação demandada pelos mais jovens.
Oferecer melhores condições de trabalho para suinocultores é a chave para abrir portas para os jovens neste mercado.
Suinocultura 4.0: como o ROBOAGRO está impulsionando a inovação?
A Suinocultura 4.0 envolve um controle minucioso em relação ao consumo de ração, peso dos animais e desempenho por baia. O ROBOAGRO promove essa abordagem ao proporcionar:
-
• Controle individualizado de ração, medicação e água, ajustados por fase de crescimento;
-
• Substituição de métodos manuais por dosagem automática, sem erros humanos;
-
• Armazenamento e análise de dados em tempo real;
-
• Relatórios customizáveis para tomada de decisão estratégica;
-
• Redução de gastos com ração;
-
• Menos dejetos e impactos ambientais;
-
• Simplificação de tarefas árduas, tornando a suinocultura atrativa para jovens;
-
• Integração de negócios familiares com inovação.
A ROBOAGRO está na vanguarda da Suinocultura 4.0, integrando automação, dados e foco em resultados para unir eficiência e responsabilidade ambiental, uma demanda atual do setor de alimentos.
Invista no ROBOAGRO e tenha mais resultados com a suinocultura de precisão
A aparição do ROBOAGRO em dois dos principais programas do país mostra que a inovação já chegou em um setor tradicionalmente dependente do trabalho manual.
Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em tecnologia não é opção – é o caminho para quem quer produzir mais com menos, atrair talentos e garantir um futuro mais rentável.
Entre em contato para saber mais sobre o ROBOAGRO.
Publicado em 24/04/2025