
Reconhecida como um dos maiores polos de produção de suínos do Brasil, Santa Catarina tem protagonizado o avanço da suinocultura de precisão com um modelo que alia tradição, tecnologia e compromisso com a excelência.
O estado lidera as exportações brasileiras de carne suína e é referência em sanidade animal e produtos alimentícios de qualidade superior.
Nesse cenário de alta exigência e competitividade, o ROBOAGRO tem se consolidado como um importante aliado das agroindústrias catarinenses, com soluções que vão muito além do fornecimento automatizado de ração.
Para saber mais sobre o panorama da suinocultura catarinense e como o ROBOAGRO impulsiona as agroindústrias, acompanhe o conteúdo!
A importância da suinocultura para a economia de SC
Apesar de ser um estado pequeno, Santa Catarina é gigante em termos de produção de alimentos. O estado é líder na produção de maçãs, cebolas, ostras e, na suinocultura, abrange 50% da produção nacional.
Quanto à exportação, o estado também está na liderança, ao abastecer os mercados de países economicamente relevantes, como Filipinas, México, China e Japão, com produção centralizada na região do oeste. Só em 2025, foram mais de 117 mil toneladas de carne suína exportadas para esses países.
Isso mostra o potencial da suinocultura catarinense, que gera empregos e renda para o estado e ajuda no desenvolvimento agropecuário de todo o Brasil. Hoje, esse legado se renova com tecnologias, como o ROBOAGRO, que promovem uma suinocultura de precisão mais eficiente, sustentável e conectada com o futuro.
Você pode saber mais sobre a suinocultura em Santa Catarina na matéria especial da NDTV RECORD. Basta clicar no vídeo abaixo.
Robotização de granjas: qual é o verdadeiro efeito nos resultados?
A robotização nas granjas tem permitido um manejo mais eficiente de suínos, devido ao respeito à individualidade dos animais, ao seu comportamento natural e as particularidades de cada fase produtiva.
Por exemplo, o aumento da capacidade produtiva proporcionado pela robotização está diretamente relacionado à melhoria das condições sanitárias na granja. À medida que cresce o número de suínos, também aumenta a responsabilidade da equipe técnica, exigindo cuidados redobrados com a sanitização e o manejo.
Quando os animais estão em um ambiente mais adequado e controlado, respondem com melhor ganho de peso e maior eficiência na conversão alimentar, fatores decisivos para a rentabilidade da produção.
Sendo assim, a tecnologia favorece um ambiente mais limpo, silencioso e estável, fatores que impactam positivamente o bem-estar dos animais e a saúde dos colaboradores. Além disso, permite que o produtor tenha mais tempo para observar outros fatores do manejo suíno.
Resultados diretos nas granjas: melhor desempenho corporal dos suínos
Com menos desperdício, mais controle sanitário e melhor monitoramento zootécnico, os resultados aparecem também em indicadores, como conversão alimentar, Ganho de Peso Diário (GPD) e qualidade da carne.
Por conta destes benefícios, o ROBOAGRO tem ganhado espaço nas granjas catarinenses, aliado a outras tecnologias, como energia solar, silos para armazenar ração, climatização e toda a estrutura necessária para garantir a biossegurança.
O ROBOAGRO já provou que é possível produzir mais, com mais sustentabilidade e eficiência.
Estamos prontos para acompanhar sua agroindústria durante a integração e período de transição, presencialmente ou online – porque robotizar é mais simples, e mais acessível, do que você imagina. Entre em contato conosco!
Publicado em 17/07/2025