Home > Suinocultura de Precisão - ROBOAGRO > Nutrição > Técnicas de alimentação de precisão em operações de suínos em crescimento-terminação

Técnicas de alimentação de precisão em operações de suínos em crescimento-terminação

Roboagro-Suinocultura-de-Precisao-Robo-Alimentador-de-Suinos

O custo elevado das matérias-primas, o uso de recursos não renováveis de fosfatos e o aumento da poluição ambiental resultante do excesso de aplicação de dejetos no meio ambiente têm sido considerado um dos principais problemas na produção animal. 

A alimentação de precisão é proposta como uma abordagem essencial para melhorar a utilização do nitrogênio, fósforo e outros nutrientes oriundos da dieta e reduzir assim o custo da dieta e a excreção de nutrientes. 

A alimentação de precisão requer um conhecimento do valor nutricional dos ingredientes, exigência nutricional dos animais, formulação das dietas de acordo com as restrições ambientais e do adequado ajuste da oferta de nutrientes com a exigência dos animais. 

O conhecimento do potencial nutricional dos ingredientes de forma precisa e a melhora pela adição de enzimas (ex.: fitase) ou por tratamento (ex: térmico) associado ao uso de objetivos ambientais na formulação das dietas no método tradicional pode contribuir para o desenvolvimento de sistemas de produção de suínos sustentáveis devido reduzirem a excreção de nutrientes com pouco aumento no custo das dietas. 

O aumento do número de fases pode também contribuir na redução da excreção de nutrientes e custo das dietas. 
Entretanto, o uso de técnicas de precisão no qual os animais são alimentados de forma individualizada com dietas formuladas diariamente pode, além disso, melhorar a eficiência de utilização dos nutrientes das dietas pelos suínos. 

A alimentação de precisão compreende o uso de técnicas que permitem o fornecimento da quantidade e composição nutricional precisa do alimento diariamente e para cada suíno de uma população.Tem sido estimado que ao utilizar esse sistema pode resultar em uma redução de 4,6% no custo de alimentação e de aproximadamente 38% na excreção de nitrogênio e fósforo.

Além disso, a integração de técnicas de alimentação precisa em sistemas de produção de grande porte permite o monitoramento em tempo real do alimento e do animal quando se trata de atingir ótimas condições de abate e estratégias de produção, melhorando assim a sustentabilidade da produção suína, bem estar animal e qualidade da carne.

Baixar Artigo

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades e notícias sobre a Suinocultura de Precisão

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Nome
E-mail

Você precisa aceitar a Política de Privacidade